sábado, maio 10, 2008

Chile...

Cada vez que olho as fotos da viagem ao Chile que fiz em setembro do ano passado me bate uma vontade louca de voltar para lá e ficar... e ficar... e nunca mais voltar... Talvez volter um dia, mas que demorasse tempos para retornar ao Brasil. Toda vez que abro o orkut entro no meu álbum e olho as fotos da viagem. Fico ninando o bebê ali, babando naquele cenário maravilhoso, por aquele país diferente, recordando aqueles momentos únicos, mágicos.

Dia desses eu cheguei a conclusão que 2007 foi dos melhores anos da minha vida. Poxa, só fazer a lista. Viajei para um monte de lugares, ia quando queria, tinha grana pra sustentar isso, entrei no espanhol, surgiram várias coisas no trabalho, tudo melhorou, só meu coração que entrou numa fria, mas eu e ele nos acostumamos a não vencer nesse ponto. Mas de resto foi fenomenal. Tomei gosto pelo vinho, conheci lugares inesquecíveis, passei momentos inigualáveis com meus amigos. O São Paulo foi penta. Fui até pro Chile! Um sonho realizado e um pedaço de mim que lá ficou...

Tenho certeza de que foi magnífico porque a cada dia de tribulação que enfrento neste duríssimo 2008 eu sinto saudade de ter grana a disposição de tomar um avião e visitar uns amigos queridos no Rio. De não me preocupar com aluguel, mas com passeios, guardar dinheiro pra viajar, pegar uma folga e ir pra Curitiba, aproveitar um feriado e ir pra Rio das Ostras, até pro Chile!

A cada dia desse ano que vivemos, em que eu conquistei algo importantíssimo pra mim que é morar sozinho. Mas a que preço! Quão caro estou pagando, sofrendo para permanecer de pé. Sem dinheiro pra nada, redução de salário, perspectivas de trabalho sombrias, emprego incerto, demissões, ameaças, preocupação com contas, aperto no orçamento pra conseguir pagar o resto e não tomar tanto susto se receber o bilhete azul de uma hora pra outra...

A cada dia que vivemos tenho certeza que ano passado foi único no bom sentido e que esse ano também tem sido único, mas na provação, na luta, no desespero e na incerteza... Antes eu ia pro Chile. Agora, nem pro bar eu consigo ir (se bem que nesses dias nem sei mais se quero - assunto pra outro post).

É, eu sei que falo neste texto muito do Chile, não sem porquê. Já cheguei a pensar que, se me mandarem embora, eu pego a recisão e o que conseguir recolher, largo tudo e vou pra lá, tentar a sorte, viver uns meses, tentar um emprego, aprimorar o espanhol. E sei lá. Seja o que iver de ser.

Talvez seja bom pensar nessa ilusão enquanto vivo cada dia de uma duríssima realidade de escassez de dinheiro e perspectivas. Já diz uma música dos Pumpkins: "Quando a vida for tão sombria, sonhe". Só espero não viver com um bom amigo, nos sonhos, nos planos, nos projetos, sem concretizar nada. É preciso parar de lamentar e fazer valer o trabalho. É difícil, tudo joga contra: a falta de grana, o trabalho perdido, o pessimismo, o cotidiano, mas o jeito é buscar superar tudo isso e tornar possível alguns dos planos, sejam eles complicados ou mais acessíveis.

Mas tudo que eu queria mesmo era ir pro Chile...

1 Comments:

Blogger Bob said...

eu tb queria muito morar lá...

1:01 PM  

Postar um comentário

<< Home