quinta-feira, agosto 07, 2008

Dia corrido e divertido

Hoje foi um dia corrido. Acordei cedo, mas fiquei em casa vendo o jogo da Argentina contra a Costa do Marfim, enquanto fazia algumas coisas do meu trabalho. Já na produtora, depois de fazer umas coisinhas, eu, a Samantha (estagiária) e o Theo (como fotógrafo) fomos para a Expo Católica, lá no Expo Center Norte, cobrir o evento e, principalmente, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009, cujo tema é Segurança e Fraternidade, focando, principalmente, no tema da Segurança Pública. Foi tão importante que até o ministro da Justiça, Tarso Genro, esteve presente.

Eu fui mais para dar um suporte pra Samantha, já que é complicado você entrar numa fria dessas, com secretário geral da CNBB (pra quem não conhece, a CNBB é o principal órgão da Igreja Católica no Brasil), o coordenador da campanha, secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, etc., autoridades e mais autoridades que intimidam quem tá começando a trilhar o caminho, né? Fui e foi o maior prazer.

Depois que acabaram os pronunciamentos (enquanto ela pegava as falas, eu fui andar pela feira de negócios católicos para analisar outras oportunidades, afinal, se já tem um fazendo uma coisa, minha cabeça ta em outra), toda a imprensa laica foi pra cima do Tarso Genro pra repercutir com ele as declarações sobre a revisão da Lei da Anistia, um papo que ta em voga essa semana na imprensa. Afinal, tu acha que alguém tava preocupado com a a campanha lançada pela igreja? Os repórteres, cinegrafistas e fotojornalistas queriam era pegar Genro. E o prensaram bonito. Quando eu vi que ia formar o bolo de gente já falei ra Samantha: “já tem o suficiente pra tua pauta?”. Ela disse: “Sim, acho que sim”. Eu falei: “Tu vai querer pegar o bolo ou não?”. Ela: “Que bolo?”. Eu: “Aquele bolo de gente se formando ali, vão todos pra fazer perguntas, vamos lá”. E fomos.

Foi divertidíssimo. Assim que foi encerrada a solenidade, um caminhão de repórteres foram pra cima do ministro de Estado, que se prontificou a responder tudo, apesar de ter dito de cara: “só sobre a campanha”. De que adiantou, né? Trouxe a Samantha para uma área que ela poderia esticar o braço com seu gravador e aí foi aquela aventura, gente empurrando, um caos. Até liguei meu gravador só pra sentir o gostinho de estar na bagunça, no qual fui prontamente repreendido por um câmera: “Abaixo a mão ae”. Hilário. Abaixei, mas continuei ali. Ela, com seu tamanico, teve até ajuda de um repórter que segurou o gravador mais perto.

Depois saí do auê e pedi pra Samantha encerrar, até porque, o foco das perguntas eram outro fora a campanha. Talvez se ela ficasse ali até o final, não achei que ninguém fosse falar daquilo (depois vi no site da Canção Nova uma resposta dele, enfim, comer bola acontece). Fomos atrás dos religiosos pra falar da campanha. Tinha comes e bebes (quanta coisa gostosa!) e já indiquei pra ela a fonte que ela mais queria falar e ela foi, enquanto o fotógrafo e eu ficamos a comer.

Ao cabo da solenidade demos uma volta na exposição pra fazer a segunda pauta do dia (a da campanha gerou porque rolou no evento, a pauta principal era – era, não é mais – a do evento) e indiquei pra ela falar com o arcebispo de SP, estimulei-a pra isso. Aí ela foi e fez. Bacana a iniciativa dela. Tu fala pra ela ir na lama, ela vai. Gente que quer mesmo aprender e fazer algo é outra coisa. Muito bom. Dali eu tive que ir embora por conta de uma consulta. Mas minha missão já acabara, que era dar o suporte pro “eventão” da campanha. A pauta da exposição era mais fácil. Então, eu segui o caminho da roça, debaixo de uma chuva torrencial na zona norte de São Paulo.

Bom é que (seção passem vontade!) ao menos agora eu tô aqui tomando um vinho que ganhei, numa taça gigantesca que também ganhei, após comer um macarrão com um molho saborosíssimo que fiz com um extrato de tomate que ficou aberto, de quando eu fiz meu primeiro strogonoff. Como é bom fazer coisas novas!

1 Comments:

Blogger Bob said...

E ae Rodrigo

Vc é jornalista, pelo visto. Certo? E atuante ainda por cima :-)

esqueci de escrever da outra vez q gostei muito do texto do espelho. vc q fez ou é copy/paste? achei bem legal mesmo.

vou assinar o feed daqui pra ir te acompanhando. se quiser trocar ideia sobre chile e cotidiano, meu msn/e-mail ta no meu perfil do blogger.

assina o meu tb :-) não sei se vc gosta desses assuntos de exercícios, mas aprende a gostar.

abç

11:05 PM  

Postar um comentário

<< Home